Facebook
Twitter
Youtube
Flickr

Notícias

POMT estará no CRAS Imaruí nesta quinta-feira

Serviço oferece orientação sobre o mercado de trabalho
Data de inclusão: 13/05/2015 11:32

O Programa de Orientação ao Mercado de Trabalho (POMT), da Secretaria da Criança, do Adolescente e da Juventude, atende nesta quinta-feira (14) no CRAS Imaruí, localizado na Rua Blumenau, 196.

No local, jovens receberão orientações sobre o mercado de trabalho, especialmente aqueles que buscam o primeiro emprego. São dicas de recrutamento e seleção, esclarecimentos sobre a legislação no que se refere ao trabalho do adolescente, auxílio na elaboração de currículo e como se comportar na entrevista de emprego. O jovem também terá acesso às oportunidades de trabalho no Balcão de Empregos Móvel.

O trabalho do POMT é articulado ao Balcão de Empregos do Município, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Emprego e Renda, que cadastra vagas ofertadas pelas empresas e encaminha os candidatos interessados. O POMT e o Balcão de Empregos atendem diariamente na Rua Antônio Caetano, nº 105, no Bairro Fazenda (atrás do Teatro Municipal) e pelo telefone 3246-1190.

A busca dos jovens pelo primeiro emprego

Decidir por uma profissão não é tarefa fácil. Mas, depois da escolha, vem uma parte mais difícil ainda: conseguir o primeiro emprego. Mesmo em uma cidade como Itajaí, que é a segunda maior geradora de empregos de SC, o jovem encontra dificuldades para conseguir se empregar.

Foi o caso da Adriana Maria Peirão, de 17 anos. Aos 16, ela começou a busca pelo primeiro emprego, mas só recebia recusa entre os possíveis empregadores. A jovem, então, decidiu procurar o auxílio do Programa de Orientação ao Mercado de Trabalho (POMT). “Foi através do POMT que consegui uma vaga como jovem aprendiz”, recorda Adriana.

O POMT é um programa que tem por objetivo acolher e orientar jovens com idades entre 14 e 29 anos que estão em busca do primeiro emprego. Busca-se também articular com instituições educacionais, no intuito de proporcionar aos jovens mais possibilidades de formação.

“Aqui, nós orientamos os jovens principalmente como se comportar em uma entrevista de emprego, revisamos o currículo e indicamos vagas cadastradas pelas empresas”, explicam as educadoras sociais Liliane dos Santos de Souza e Liana Martins. “Às vezes, nós sentimos que a vontade de conseguir o emprego é muito mais dos pais do que dos filhos. É importante que isso seja um desejo do jovem.”

Adriana conquistou a vaga em uma farmácia de Itajaí pelo POMT, mas foi efetivada após seu período de Jovem Aprendiz por seu próprio esforço. “Meu contrato acabou e eu fiquei dois meses em casa. Nem pensei que seria efetivada, mas depois desse tempo, minha chefe me ligou, disse que eu era muito simpática com os clientes e me chamou para trabalhar com eles. Gosto bastante do que eu faço”, encerra.


Veja abaixo dicas do POMT na procura pelo emprego:

- Tenha em mãos seus documentos pessoais e currículo;

- Esteja sempre limpo e arrumado;

- Cuide com a sua linguagem, não use gírias;

- Demonstre seriedade e profissionalismo;

- Procure criar uma rede de relacionamentos com pessoas que podem lhe ajudar na procura de emprego;

- Não fique parado, busque sempre aprender e se atualizar.

 

--------------------------------

Informações adicionais:

POMT

Telefone: 3246-1190

Imagens relacionadas

POMT estará no CRAS Imaruí nesta quinta-feira
Facebook
Twitter
Youtube
Flickr
Todos os direitos reservados © 2024- Município de Itajaí