Articulação da rede é foco no 1º Seminário de Acolhimento Institucional

Pela manhã, dois casos de acolhimento mostraram fragilidade na rede
Data de inclusão: 25/11/2014 13:58

Acontece nesta terça-feira (25), no Auditório E1 no Campus da Univali o 1º Seminário de Acolhimento Institucional de Crianças e Adolescentes de Itajaí. Promover o debate e referendar o que foi decidido na Reunião Extraordinária na última semana são os objetivos do evento. O Seminário faz parte de uma ação da Secretaria da Criança, do Adolescente e da Juventude e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. O evento ainda conta, nesta tarde, com participação do Juiz Corregedor Alexandre Takaschima .

Logo pela manhã foram apresentados dois casos de Acolhimento Institucional. Demonstrar as fragilidades da rede foi um dos pontos fortes do Seminário. Segundo o Secretário da Criança, do Adolescente e da Juventude, Everton Wan- Dall, a falta de diálogo é uma dessas fragilidades. “Tem que haver a consciência que existem políticas sociais que englobam um todo, o Acolhimento é somente a ponta do iceberg. É competência de vários órgãos assistir esta criança ou adolescente”.

O Acolhimento é garantido por lei a crianças e Adolescentes. Quando chega a este estágio é porque houve alguma rompimento familiar. De acordo a Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Fernanda Cristina Da Luz, o papel do Acolhimento é para que as crianças e adolescentes não sintam os impactos desses rompimentos, é construir o laço familiar novamente. “Quando uma criança ou o adolescente chega ao acolhimento são percebidas várias necessidades, por exemplo, a falta de investimento em vários setores como saúde, educação, habitação ou emocional. O Acolhimento age em conjunto com a rede trazendo estes serviços coletivamente, para isso deve haver articulação dos segmentos”.

Ao fim da manhã um debate foi realizado. Agora pela tarde o Plano Municipal de Acolhimento Institucional será apresentado, em seguida haverá uma palestra com Juiz Corregedor Alexandre Takaschima e o encerramento se dá com mais um debate.Na semana passada, uma Reunião Extraordinária serviu para discussão e aprovação do Plano Municipal de Acolhimento Institucional. O Plano é inédito e faz parte de uma nova exigência do Ministério do Desenvolvimento Social.

____________________

Informações adicionais: