Semana da Criança tem várias atrações até domingo

Programação foi aberta nesta quarta-feira em evento com mais de duas mil pessoas
Data de inclusão: 09/10/2014 16:02

A Semana da Criança, que foi aberta oficialmente nesta quarta-feira (08), será marcada por apresentações de peças de teatro do projeto Som do Silêncio em sete entidades diferentes em Itajaí. Os espetáculos abordam, de forma lúdica, situações da vida diária das crianças. Já no domingo (12), a programação elaborada pela Secretaria da Criança, do Adolescente e da Juventude encerra em grande estilo com o “Domingo da diversão”, das 09h às 18h. O evento terá brincadeiras, cama elástica, piscina de bolinhas e pintura em rosto na Praça Ginésio Miranda Lins, no bairro Fazenda. As atividades são voltadas a crianças de zero a 12 anos.

Dentro da Semana da Criança da SECAJ, nesta quinta-feira (09), por exemplo, a apresentação teatral esteve, no período matutino, na Associação Lar Padre Jacó, na Fazenda. À tarde, o teatro é na ADACO/Ofearte - Associação para o Des. Artístico Cultura e Ocupacional do Portador de Necessidades Especiais, situada na Rua José Eugênio Müller, 665, na Vila Operaria. Já nesta sexta-feira (10), pela manhã, o teatro é no Parque Dom Bosco, situado na Rua Brusque, 133 - Dom Bosco; e no turno da tarde, na APAE, localizada na Av. Joca Brandão, 537, no Centro, além do Instituto Estrela de Isabel, na Rua Reinaldo de Brito, 34, no Centro.

No espetáculo 'Ana Cigana', a protagonista é uma cigana que encanta. Veste uma saia imensa, toda cheia de bolsinhos. Traz consigo uma mala e diz que gosta muito de viajar. Por onde passa, Ana aprende músicas e histórias que são guardadas nos bolsos da sua saia. Já na peça 'Rumboldo', mudar o estado natural das coisas nem sempre é fácil. Para ser mais sincera, na maioria das vezes, impossível. Mas o rei Rumboldo Bertoldo de Açafrão III, teimoso e autoritário como ele só, no seu primeiro dia de reinado, quer porque quer fazer leis, e leis absurdas! Uma delas: "Os passarinhos, de hoje em diante, estão proibidos de fazer cocô"! E quem não concordar... Vai preso na torre de pedra! A torre mais alta do seu castelo. Eva Furnari dá uma cutucada, como quem não quer nada, naqueles que acham que sua própria palavra é a palavra final. E ai daquele que não concordar. Assim Rumboldo fez com todos que discordaram de suas decisões intransigentes: o Primeiro Ministro, o Conselheiro, os súditos, as cozinheiras. Na vida, assim como na ficção, existem esses cabeça-duras, que têm o mesmo destino, que o próprio Rumboldo teve, a solidão. De maneira muito engraçada, fugindo ao didatismo, Eva mostra que o diálogo e o respeito mútuo são condições para que a vida seja vivida em clima de festa e alegria.

E o terceiro espetáculo é 'Uma Dupla Sociável', história de um menino e uma menina de perto dos sete anos que convivem no mesmo bairro. Os dois brincam, brigam, discutem, convivem. Mas como toda criança um dia crescem. Com a maturidade, os deveres e responsabilidades aparecem e eles acabam se afastando. Mas a saudade é maior fazendo com que eles se reencontrem. Legitimar a prática do direito à Cultura de toda a população infanto-juvenil é fundamental. E cabe a todos nós fortalecer as políticas públicas com foco na ampliação do direito à cultura aos mais jovens.

Abertura da Semana da Criança

A abertura da Semana da Criança lotou a Sociedade da Vila na noite desta quarta-feira (08), que recebeu cerca de duas mil crianças e professores. Ao todo, 121 escolas das redes municipal e particular estiveram presentes. O evento também contou com uma grande exposição com mais de 500 obras de releitura sobre os temas “Afrodescendentes” e “Samba”. As releituras foram inspiradas nas obras do artista Tito Lys, que aborda fatos da cultura negra e possui a técnica da vela. Também o artista Antonio da Silva, natural de Itajaí, mas residente em Blumenau, foi fonte inspiradora para as crianças que abordaram o tema samba. A exposição é parte integrante do projeto Conexão Arte Escola, serviço desenvolvido pela Secretaria da Criança, do Adolescente e da Juventude há três anos. O objetivo é promover a arte e a cultura no município.

O projeto visa retirar as crianças dos espaços escolares e levá-las a espaços culturais, onde acontece exposições de obras de arte. Posteriormente estas crianças retornam ao espaço escolar e iniciam um trabalho de releitura das obras de arte. No ano de 2014, o Conexão Arte Escola atendeu 7.003 crianças e adultos. O projeto é pioneiro e único no Estado, tanto que Prefeituras de outras cidades estão programando para visitar o projeto e levar a idéia para suas cidades. O serviço atinge desde crianças de dois anos nas escolas municipais, estaduais e particulares até adultos na Educação de Jovens e Adultos.

Confira todas as fotos do evento no Flickr da Prefeitura de Itajaí

____________________