Semana da Criança começa nesta quarta-feira

Abertura terá exposição de arte do projeto Conexão Arte Escola
Data de inclusão: 08/10/2014 11:41

É nesta quarta-feira (08), que cerca de duas mil crianças e professores vão participar da abertura da Semana da Criança. A Secretaria da Criança, do Adolescente e da Juventude, junto ao Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente, lançam a 2ª edição da Semana da Criança e encerram a 3ª Mostra do projeto Conexão Arte Escola, a partir das 19h, na Sociedade Recreativa e Cultural da Vila, localizada na Rua Alfredo Trompowski, na Vila Operária. Na ocasião será apresentado o projeto realizado durante o ano todo e a abertura da exposição. A Semana visa atender crianças e adolescentes com e sem deficiência em entidades do município com apresentação teatral e um dia recreativo no domingo. O objetivo é desenvolver uma ação que possa divertir e levar acesso a um direito, muitas vezes, pouco acessível às crianças.

Projeto Conexão Arte Escola

O projeto Conexão Arte Escola é um serviço desenvolvido pela Secretaria da Criança, do Adolescente e da Juventude há três anos. O objetivo é promover a arte e a cultura no município. Pretende-se retirar as crianças dos espaços escolares e levá-las a espaços culturais, onde acontece exposições de obras de arte. Posteriormente estas crianças retornam ao espaço escolar e iniciam um trabalho de releitura das obras de arte. No mês de outubro acontece a grande exposição dessas releituras, que este ano será nesta quarta feira (08) a partir das 19h na Sociedade Recreativa e Cultural da Vila . No ano de 2014, o projeto atendeu 7.003 crianças e adultos. O serviço atinge desde crianças de dois anos nas escolas municipais, estaduais e particulares até adultos na Educação de Jovens e Adultos.

Apresentações teatrais

Três apresentações teatrais serão realizadas em sete entidades diferentes em Itajaí. Os espetáculos abordam de forma lúdica situações da vida diárias das crianças. Em 'Ana Cigana', a protagonista é uma cigana que encanta. Veste uma saia imensa, toda cheia de bolsinhos. Traz consigo uma mala e diz que gosta muito de viajar. Por onde passa, Ana aprende músicas e histórias que são guardadas nos bolsos da sua saia.

Já na peça 'Rumboldo', mudar o estado natural das coisas nem sempre é fácil. Para ser mais sincera, na maioria das vezes, impossível. Mas o rei Rumboldo Bertoldo de Açafrão III, teimoso e autoritário como ele só, no seu primeiro dia de reinado, quer porque quer fazer leis, e leis absurdas! Uma delas: "Os passarinhos, de hoje em diante, estão proibidos de fazer cocô"! E quem não concordar... Vai preso na torre de pedra! A torre mais alta do seu castelo. Eva Furnari dá uma cutucada, como quem não quer nada, naqueles que acham que sua própria palavra é a palavra final. E ai daquele que não concordar. Assim Rumboldo fez com todos que discordaram de suas decisões intransigentes: o Primeiro Ministro, o Conselheiro, os súditos, as cozinheiras. Na vida, assim como na ficção, existem esses cabeça-duras, que têm o mesmo destino, que o próprio Rumboldo teve, a solidão. De maneira muito engraçada, fugindo ao didatismo, Eva mostra que o diálogo e o respeito mútuo são condições para que a vida seja vivida em clima de festa e alegria.

E o terceiro espetáculo é 'Uma Dupla Sociável', história de um menino e uma menina de perto dos sete anos que convivem no mesmo bairro. Os dois brincam, brigam, discutem, convivem. Mas como toda criança um dia crescem. Com a maturidade, os deveres e responsabilidades aparecem e eles acabam se afastando. Mas a saudade é maior fazendo com que eles se reencontrem. Legitimar a prática do direito à Cultura de toda a população infanto-juvenil é fundamental. E cabe a todos nós fortalecer as políticas públicas com foco na ampliação do direito à cultura aos mais jovens.

Programação

No dia 08, o grupo teatral estará no período matutino na Adevil Associação de Equoterapia, localizada Rua Bento Custódio Vieira, 2425, na Paciência. Em continuidade, no período vespertino, o grupo teatral estará no Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de educação condutiva Pássaros de Luz e CIEP Vovó biquinha localizado na Rua Brusque, 241, no Centro. Ainda no dia 08, a partir das 19h, acontece a Abertura Oficial da II Semanca na Sociedade Recreativa e Cultural da Vila, com o encerramento do Projeto Conexão Arte Escola, ação foi desenvolvida desde fevereiro com ações culturais em diversas escolas de Itajaí.

Já no 09, o grupo teatral estará no período matutino na Associação Lar Padre Jacó na Rua José Copertino Chaves, 186, na Fazenda. À tarde, a apresentação será na ADACO/Ofearte - Associação para o Des. Artístico Cultura e Ocupacional do Portador de Necessidades Especiais, situada na Rua José Eugênio Müller, 665, na Vila Operaria.

E no dia 10, o grupo teatral estará pela manhã no Parque Dom Bosco na: Rua Brusque, 133 - Dom Bosco; e no turno da tarde, na APAE, localizada na Av. Joca Brandão, 537, no Centro, alem do Instituto Estrela de Isabel, na Rua Reinaldo de Brito, 34, no Centro.

Para encerrar a programação da II Semanca, no domingo (12), Dia das Crianças, haverá o “Domingo da diversão” das 09h às 18h, com brincadeiras, cama elástica, piscina de bolinhas e pintura em rosto na Praça Ginésio Miranda Lins, na Fazenda.

Informações adicionais:

Secretaria da Criança, do Adolescente e da Juventude