Projeto possibilita meia-entrada e transporte gratuito para jovens de baixa renda

ID Jovem foi lançado oficialmente em Itajaí nessa sexta-feira (22)
Data de inclusão: 22/09/2017 14:32

No Dia da Juventude do Brasil, comemorado nessa sexta-feira (22), a Secretaria Municipal da Criança, do Adolescente e da Juventude lançou oficialmente o Identidade Jovem (ID) em Itajaí. O evento reuniu cerca de 200 estudantes, na Escola de Educação Básica Deputado Nilton Kucker.

O Programa ID Jovem é uma iniciativa do Governo Federal e prevê meia-entrada em eventos artístico-culturais e vagas gratuitas em transporte interestadual para jovens de baixa renda.

“Acho muito importante que a gente tenha essa oportunidade de viajar de graça, por exemplo. Eu não posso usá-lo, mas divulgarei para meus amigos”, comentou a estudante Júlia Ruiz Brito da Silva, 17 anos.

Para ter acesso ao benefício, o jovem deve ter entre 15 e 29 anos (o benefício também vale para não estudantes), estar inscrito no Cadastro Único do Governo Federal, ter renda familiar de até dois salários mínimos e número de Identificação Social. O beneficiado pode baixar o aplicativo no celular, realizar o cadastro no site ou procurar um Centro de Referência de Assistência Social.

O vice-prefeito de Itajaí, Marcelo Sodré, lembrou que também já foi aluno da Escola Nilton Kucker e que o caminho para um futuro melhor é a capacitação dos jovens. “O Programa é uma ferramenta para abrir portas aos jovens de Itajaí. Aquele que se apega nas oportunidades consegue ter sucesso na vida”, concluiu.

Etapas

Essa é a terceira etapa de implementação do programa em Itajaí. Após o primeiro encontro entre o Governo Municipal e a Secretaria Nacional da Juventude, servidores públicos foram capacitados para atender aos jovens que solicitarem pela carteirinha.

O planejamento de divulgação do programa prevê ainda visitas às escolas de Ensino Médio de Itajaí. O objetivo é continuar com a campanha até novembro.

____________________

Informações Adicionais