Facebook
Twitter
Youtube
Flickr

Notícias

POMT orienta haitianos para o mercado de trabalho

Haitianos foram encaminhados para empresas da região
Data de inclusão: 13/03/2015 09:52

O Programa de Orientação para o Mercado de Trabalho (POMT), da Secretaria Municipal da Criança, Adolescente e Juventude (Secaj), atendeu nesta última quinta-feira (12), homens e mulheres haitianos com interesse em se inserir no mercado de trabalho itajaiense. O atendimento ocorreu no CRAS Nossa Senhora das Graças.

Além dos tradicionais atendimentos aos cidadãos itajaienses que buscam uma vaga de trabalho, o POMT orientou e encaminhou haitianos para empresas da região. Foram atendidos três mulheres e dois homens que ainda não possuíam cadastro no Balcão de Empregos.

O programa criou um cadastro aos novos moradores de Itajaí, além de auxiliar na organização do currículo e no contato com empresas. Também foi explicado aos haitianos como chegar até o endereço dos empregadores, já que os mesmos não falam a língua portuguesa e se sentiam um pouco perdidos dentro da cidade.

O objetivo do POMT é orientar jovens para o mercado de trabalho, especialmente aqueles que buscam o primeiro emprego. São dicas de recrutamento e seleção, esclarecimentos sobre a legislação no que se refere ao trabalho do jovem, auxílio na elaboração de currículo e como se comportar na entrevista de trabalho.

Imigração haitiana

Diante de um acordo entre o governo brasileiro e a Organização das Nações Unidas (ONU), o país começou a receber haitianos após o terremoto que abalou a nação caribenha, em 2010. Os haitianos adquirem um visto humanitário, que permite que eles morem e trabalharem legalmente dentro do Brasil por até cinco anos.

Este visto pode ser renovado, se comprovado residência fixa, emprego e boa condição de permanência no país. De acordo com a Secretaria de Relações Institucionais e Temáticas, Itajaí é bem vista entre os haitianos por ser uma cidade ótima de viver. Sendo assim, a região vem recebendo um número alto de haitianos nos últimos anos.

____________________

Informações Adicionais

POMT

(47) 3246-1190
 

Imagens relacionadas

POMT orienta haitianos para o mercado de trabalho
Facebook
Twitter
Youtube
Flickr
Todos os direitos reservados © 2024- Município de Itajaí