Município investe mais de dois milhões de reais com auxílio ao estudante

Mais de mil universitários foram beneficiados com a bolsa de estudos
Data de inclusão: 29/12/2014 16:24

Em 2014, a Secretaria da Criança, do Adolescente e da Juventude (Secaj) manteve a qualidade no atendimento das crianças e adolescentes que moram em Itajaí. Destaque para o trabalho das diretorias que compõem a Secretaria e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA), que organizaram diversas ações, a exemplo da Semana da Criança e do Fórum da Aprendizagem.

Foi através do departamento da Juventude, por exemplo, que a Prefeitura beneficiou 1012 jovens com o auxílio Bolsa Universitária, somando mais de dois milhões de reais em  investimento. No primeiro semestre 453 acadêmicos foram contemplados, totalizando R$ 983.340,18 em bolsa de estudos. Já no segundo semestre foram 559 acadêmicos e um investimento de R$ 1.079.324,82.

Para concorrer à bolsa de estudos, o universitário deve ter residência e domicílio no município, não possuir renda pessoal ou familiar superior a seis salários mínimos nem usufruir de quaisquer outros subsídios financeiros educativos. Além disso, deverá estar regularmente matriculado na Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI); no Instituto Fayal de Ensino Superior (IFES) ou, em universidades reconhecidas pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC), distantes até 60 quilômetros da cidade, desde que o acadêmico frequente algum curso que não seja oferecido pelas instituições de ensino superior de Itajaí.

A concessão da bolsa de estudos contempla as seis parcelas da mensalidade do semestre letivo. A bolsa cobre inclusive a matrícula. O percentual dos valores da bolsa será determinado pela Comissão de Avaliação da Bolsa de Estudos, podendo ser concedido o índice de 20% até 50% sobre o valor da mensalidade, levando-se em consideração a renda per capita, não excedendo aos créditos limites de um período.

Retrospectiva 2014

Segundo o Secretário da Criança, do Adolescente e da Juventude, Everton Wan-Dall, inúmeras ações organizadas pela Secaj foram responsáveis por assegurar uma melhor qualidade de vida às crianças e adolescentes de Itajaí. “Através do Programa para o Mercado de Trabalho promovemos palestras nas escolas municipais a fim de esclarecer e orientar os jovens que estão procurando o primeiro emprego”, informa.

O Secretário ainda destaca como ações de sucesso a Feira do Livro Circulante, em parceria com a Economia Solidária e a Biblioteca Municipal, e as atividades esportivas abrangendo modalidades como: futsal, basquete street, handebol, skate, tênis de mesa e torneio de truco.

Outro evento que merece destaque em 2014 foi a Semana da Juventude, que reuniu mais de mil jovens ao som do maracatu, apresentação do grupo de dança Millenium na Praça Vidal Ramos. O Objetivo desta ação é integrar jovens de escolas municipal, estadual e particular para conscientizar sobre seus direitos.

Diretoria de Programas

A Diretoria de Programas é responsável pelos acolhimentos institucionais de crianças e adolescentes de nosso município. Atualmente sete estão sob a guarda do município, mas o abrigo tem capacidade para acolher 20 pessoas.

Para dar conta da demanda, uma equipe técnica composta por duas assistentes sociais, uma psicóloga, uma coordenadora, um diretor, uma assessora de direção, uma cozinheira, uma auxiliar de serviço geral e 13 cuidadores de alta complexidade. Estes funcionários são responsáveis por acolher essas crianças e adolescentes e inseri-los novamente na sociedade.

Os adolescentes frequentam escolas, participam de cursos profissionalizantes, recebem atendimento médico, tratamento odontológico e, quando necessário, são encaminhados aos CAPS infantil, CAPS AD ou clinicas de drogadição. Os acolhidos são encaminhados pelo Juizado da Vara da Infância, uma vez determinado pelo conselho tutelar, devido às mais variáveis situações de vulnerabilidade social. A casa de acolhimento situa-se no bairro da Fazenda.

COMDICA

Dentre as ações do COMDICA em 2014, destaque para a organização do Seminário sobre Adoção; Articulação para reativar o grupo de estudos e apoio à adoção; Apoio à Semana da Juventude; Apoio ao Fórum de Aprendizagem; Apoio ao Seminário sobre Acolhimento Institucional de Crianças, Adolescentes e Jovens; Reuniões com pauta específica com o Poder Judiciário e MP; Articulação com a Comissão de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente da Câmara de Vereadores; Formação para Conselheiros do CEDCA; Formação com o Projeto Escolhas; Elaboração do Plano Municipal sobre Acolhimento; Acompanhamento da comissão de registro e denúncias contra entidades.

____________________

Informações adicionais: