Facebook
Twitter
Youtube
Flickr

Notícias

No dia do Conselheiro Tutelar, saiba mais sobre este profissional

Seu papel é garantir os direitos das crianças e dos adolescentes
Data de inclusão: 18/11/2014 10:42

Nesta terça-feira (18), é celebrado o Dia Nacional do Conselheiro Tutelar. Esta função foi criada em 13 de Julho de 1990 com a implementação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). O Conselho Tutelar é um órgão permanente e autônomo, não jurisdicional, encarregado pela sociedade de zelar pelos direitos da criança e do adolescente, definidos no Art. 131 da Lei Federal 8.069/90.

Em cada município há, no mínimo, um Conselho Tutelar formado por cinco membros. Em Itajaí, esses membros todos têm categorias específicas: um assistente social, um advogado, um psicólogo, um pedagogo e um membro da comunidade. É permitida uma recondução mediante novo processo de escolha.

A atribuição dos conselheiros é atender as crianças e adolescentes, aconselhar os pais ou responsável, promover a execução de suas decisões, requisitar serviços públicos nas áreas de saúde, educação, serviço social, previdência, trabalho e segurança; representar junto à autoridade judiciária nos casos de descumprimento injustificado de suas deliberações, encaminhar ao Ministério Público ou à autoridade judiciária os casos de sua competência; expedir notificações; requisitar certidões de nascimento e de óbito de criança ou adolescente quando necessário; assessorar o Poder Executivo local na elaboração da proposta orçamentária para planos e programas de atendimento dos direitos da criança e do adolescente; representar, em nome da pessoa e da família, contra a violação dos direitos, etc.

O Conselho Tutelar de Itajaí existe desde 1993 e atualmente atende entre mil e 1.500 casos mensais. Atualmente, o Conselho tutelar atende em regime de horário de verão, das 13h às 19h, na Rua Pedro Guerreiro Junior, 46 – Fazenda – próximo ao terminal rodoviário e atua também com plantão das 19h às 13h do dia seguinte pelo telefone 9945-8674.

A atual presidente do Conselho Tutelar de Itajaí é Anadir Schneider, e vice-presidente Carlos Silvestre. Os demais são Sandra Debrassi, Andreisa Neumann e Sidney Machado. O mandato do grupo segue até 04 de outubro de 2015, quando ocorre a eleição dos novos conselheiros.

 

____________________

Informações adicionais:

Conselho Tutelar

Telefone: (47) 3349-6004

Plantão

Telefone: (47) 9945-8674

Imagens relacionadas

No dia do Conselheiro Tutelar, saiba mais sobre este profissional
No dia do Conselheiro Tutelar, saiba mais sobre este profissional
Facebook
Twitter
Youtube
Flickr
Todos os direitos reservados © 2024- Município de Itajaí